A cidade de Contagem

Para quem não sabe, sou Contagense por amor! Nasci em Pernambuco, mas Minas Gerais ganhou meu coração com sua hospitalidade e jeitinho que só o povo mineiro tem. Por isso, sou uma nordestina que criou raízes em Minas Gerais. E não é a toa que pretendo concorrer pelo cargo de vereadora na Câmara Legislativa desta querida cidade onde moro e onde construí minha história de vida e trajetória na política.

Um pouco de história

Curiosamente, Contagem não é uma cidade que foi planejada ou teve fundadores. A história do município é marcada pela presença de trabalhadores que, em busca de oportunidades e na labuta do dia a dia, contribuíram na construção deste local que hoje é um dos pólos industriais de mais destaque do Brasil.

Infelizmente, o sistema capitalista e o racismo, fazem parte da história deste município, da mesma forma que marcam a história do nosso país. A origem do nome da cidade data-se no início do século XVIII. Trata-se de uma referência a um dos postos de fiscalização, instalado na região das Abóboras pela Coroa Portuguesa, no intuito de realizar a contagem das cabeças de gado, escravos e mercadorias. 

Com o tempo, este local foi sendo povoado e os antigos moradores construíram uma capela para São Gonçalo, o santo protetor dos viajantes. À medida que o local foi crescendo, nasceu o arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras ou apenas Contagem das Abóboras.

Nesta época, Contagem das Abóboras se caracterizava pelas ruas tortuosas e pelos quintais das tradicionais casas com pés de manga e jabuticaba. O centro histórico da cidade ainda preserva as características arquitetônicas daquele tempo.

Desenvolvimento e política

Contagem permaneceu ligada à Sabará por duzentos anos (1701 a 1901). Em 1901 passou a pertencer ao município de Santa Quitéria (atual Esmeraldas). Mas, em 1911 a cidade foi emancipada. Porém, a instalação formal da cidade foi em 1912, com uma grande festa!

Em 1916 foi instalada a primeira Câmara de Vereadores de Contagem, na época não existia prefeito, por isso o presidente da Câmara Legislativa também realizava as funções do Poder Executivo. 

Já em 1949, ocorreu a primeira eleição à prefeitura. Na ocasião, compareceram 800 eleitores. Luís da Cunha foi eleito a primeiro prefeito de Contagem, com 461 votos.

Pólo industrial

A criação do Parque Industrial, que hoje é conhecida como Cidade Industrial, foi a primeira providência realizada, na década de 1940, no intuito de solucionar o atraso econômico advindo da crise financeira mundial de 1929. O local foi escolhido por ser próximo da capital mineira e por ter fácil acesso às estradas que ligam Minas Gerais aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Cidade Industrial Juventino Dias, passou a existir a partir dos anos 50 e foi um resultado dos Decretos-Lei 770, de 20 de março de 1941, e 778, de 19 de junho de 1941.

Nos dias de hoje, Contagem é considerada um pólo industrial de referência na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, representa a 25ª maior economia do Brasil e é o município mais populoso de Minas Gerais, com quase setecentos mil habitantes. 

A luta continua

Apesar de todo reconhecimento no âmbito econômico, Contagem ainda é marcada pela invisibilidade das periferias e das minorias. O poder público precisa contribuir com a cidade de forma integral:  visar a educação com qualidade no ensino, para formar cidadãos conscientes e humanos; prezar pelo meio ambiente; dar voz à negritude e lutar pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTI+. 

Além de um marco industrial, Contagem precisa se tornar numa cidade referência em educação, cultura, respeito ao próximo, na luta contra o racismo, contra a homofobia e em prol da responsabilidade socioambiental. 

Se você também levanta essas bandeiras e deseja fazer parte da mudança em Contagem. 

Participe desta luta!

Publicado por moara

Mulher, jovem, nordestina, negra e feminista. Pré-candidata a vereadora em Contagem – MG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: